30.12.05

NÃO PODE SER!? AI PODE PODE!

Manhã de Inverno. Na Zona Norte da Baixa da Banheira um pequeno grupo de trabalhadores camarários recolhe monos abandonados na via pública junto a uns contentores do lixo. «Com» eles um fulano de mãos nos bolsos. Um mirone? Não, um capataz. O capataz não trabalha de facto, apenas usa o dedo indicador da mão direita quando relutantemente a tira do bolso e, claro, dá ordens. Não parece minimamente habilitado. Neste sistema de trabalho é desconhecido o significado de coordenação ou de equipa, neste sistema há o capataz. O capataz é sempre um indefectível do partido que manda na autarquia, e que na sua «analfabrutidade» é do partido porque sim e porque lhe garantem o lugar de... capataz. Capitalismo selvagem ? Não... Exploração do trabalho? Baixa da Banheira. Concelho da Moita. Autarquia CDU. Esquerda?

29.12.05

FUTEBOL: POESIA EM MOVIMENTO*

Ah,futebol,futebol,
tu que és a alegria do povo
dá-nos no Ano Novo
luz a quem não tem Sol

Tens estórias dignas do melhor dramaturgo
de gente que fala sem pudor,
contra a sua própria côr,
saudosa da casa no Luxemburgo

Outros,porém,não têm um único enfeite
têm a árvore de Natal despida
sem ordenado,no relvado,mantêm a corrida
porque ainda se orientam a café com leite

Café com leite,alguém reclama indignado
soando-nos no ouvido como um apito
revolta num lancinante grito
de quem viu fugir o "El Dorado"

No meio deste naufrágio
teremos o próximo Mundial
haja confiança na nossa Selecção
e muita fé na Nossa Senhora do Caravaggio

* Por Serafim, o poeta do povo. Sem revisão, assim é mais puro.

ESCLARECER CAVACO SILVA

Eu sou português e não preciso de si.

28.12.05

ROBERT OWEN

"The lowest stage of humanity is experienced when the individual must labour for a small pittance of wages from others." (Paper Dedicated to the Governments of Great Britain, Austria, Russia, France, Prussia and the United States of America, 1841)

Despercebido em Portugal.

27.12.05

IMPORTAM-SE DE REPETIR!?

Existe, ele existe, existe essa coisa, um movimento (se eles souberem o que isso é) chamado... Moita a Cidade. Uau!! Venham fanfarras de tourada, estalem foguetes durante a madrugada, soltem os touros, saia mais uma romaria, a Moita quer ser cidade, ou melhor há quem na Moita pretenda que tão bovina vila seja cidade. Para quê elevar a Moita ao estatuto de Cidade? Bom, se até a Costa de Caparica já é cidade..., a opereta bem pode ter mais um capítulo. A vaidade desta gente não tem fim. A Moita não tem um hospital, um museu, um posto de polícia digno desse nome, um teatro, um cinema, um jornal, não tem ensino superior, tem transportes públicos risíveis, o património está a cair aos bocados e esquecido, não tem instalações desportivas condignas, tem uma vida cultural miserável e provinciana, a pouca indústria feneceu, o comércio é «insignificante». O que é que a Moita tem para ser cidade? Mesmo no concelho a que «preside» nem é a vila mais populosa, cabendo esse papel à Baixa da Banheira. Nem tem mais história, por muito que a inventem (na boa tradição caciquista e salazarista que cimentou o seu poder concelhio), cabendo esse papel a outra freguesia, Alhos Vedros, onde o património e os equipamentos estão ao abandono ou sujeitos aos maus tratos de um poder camarário muitas vezes ignorante e bacoco, quando não vítimas da indigência do «poder central». E esta gente quer a Moita a Cidade!? É isso o progresso!? Ser cidade de nome e não de facto!? Dizem que as vantagens são de "base eminentemente psicológica". Perdão, voltando atrás, não é bem bovina vila (que até na Moita há qualidades) senão bovina proposta.

23.12.05

BOAS FESTAS


O falta papel deseja a todos um Bom Natal e que 2006 vos traga Muita Saúde e já agora mais papel.......................Um Abraço.

EM 2011 VOLTAREI !


Após mais uma exaustiva análise da realidade nacional, acompanhada da minha afinadíssima bola de cristal, cheguei à conclusão que ele está à espreita, aguardará em silêncio durante um período de defeso ( cerca de 3 Anos ) no qual apenas sairá à noite para plantar junto das bases as primeiras sementes do seu novo rumo.

Depois de conquistadas as primeiras voluntárias para RP's e Mandatárias, aparecerão os primeiros textos enquanto pré-pré-candidato nas revistas da especialidade (Revista Dance Club, Casa Cláudia, Beat Magazine, Caras, Cosmopolitan, etc...).

Ficam apenas a faltar pequenos pormenores, suficientes para a sua eleição........., fazer chegar aos ouvidos do votante que é um candidato com valores, pessoa de família, romântico, um bom cristão ( premissa que garante pelo menos 20 % do eleitorado ), com experiência governativa e acima de tudo com obra feita ( onde é que já ouvimos isto? )...........

Cá está! Meus Amigos, o Futuro Presidente da República Portuguesa é ...........

Nota do Editor: Esta previsão baseia-se em estudos científicos que provam que a população portuguesa tem uma memória politica de aproximadamente 7 semanas e 2 dias.

20.12.05

«MODERNICES»


Não compreendo porque, actualmente, se tem tendência a esquecer os valores antigos do futebol português. As tradições, as terminologias, os treinadores carismáticos, os bigodes dos treinadores! Isso mesmo... os bigodes dos treinadores.
Já alguém reparou na perseguição feita aos treinadores portugueses portadores de bigode?
Onde está Artur Jorge, o expoente máximo da bigodaça nacional no desporto? Ele,que era o ponta-de-lança dos treinadores portugueses, perdeu-se num mar de equívocos a partir do momento em que rapou a sua pilosidade supra-labial! Agora treina a selecção dos Camarões, tendo falhado o apuramento para o Campeonato Mundial do próximo ano. Pergunto: Artur,valeu a pena rapar o bigode? Não me parece...
E Vítor Manuel,o homem com a voz mais rouca do futebol português, qual Rod Stewart depois de uma semana de concertos diários. Um homem que demonstrava grande orgulho no seu bigode. Um homem que salvava da descida de divisão equipas modestas como o Leça (e onde anda agora o Leça?), ultrapassando todos os engulhos que se atravessassem no seu caminho. Onde está? Na SportTv a fazer comentários a incipientes jogos da Liga BetAndWin 2005/2006, depois de, também ele, ter desfeito o seu frondoso bigode. Um escândalo,senhores!!!
Há a excepção chamada Manuel Machado, treinador do Nacional da Madeira, que resiste com um envergonhado, mas obstinado, bigode. Mas onde está o bigode de Jesualdo Ferreira? Encerro este importante tema com uma questão, nada menos que um grito de revolta: porque razão um homem competente e sério como Toni não tem lugar num clube português? Primeiro porque é mesmo um homem sério. Depois porque se recusa a cortar o seu mítico bigode. É um rebelde!!!
E as terminologias? Onde estão? As frases empolgantes como "Este jogador é uma autêntica formiguinha,um carregador de piano!!!". Agora só se ouve "É um atleta com grande intensidade defensiva, que preenche bem os espaços e galvaniza, com a sua atitude...a equipa,tanto a nível defensivo como ao nível das acções atacantes". Isto é alguma coisa?!!!
Quando, antigamente, os treinadores mandavam os seus pupilos roubarem a bola ao adversário, ainda no meio campo contrário,diziam "Vamos para cima deles,vamos comê-los, não os deixem respirar!!!". Agora é "Vamos fazer pressão alta, vamos ganhar a segunda bola". Segunda bola? Mas qual segunda bola? Se houvesse uma segunda bola em campo o jogo era interrompido e efectuado um lançamento de bola ao solo. Andam a querer enganar o povo é o que é...Toni, volta depressa, por favor!!!

13.12.05

JOSÉ, O NOSSO MENINO*


O advogado do Bibi é pré-candidato. Independente, diz ele. Afirma-se preocupado com o futuro dos jovens portugueses. Nós sabemos que sim...

Após auscultação in loco ao eleitorado, foi-nos dado a verificar que o eleitor não se mostra muito aberto a esta candidatura. Porquê ?Será por o coitado do Zé ter decidido abraçar o lado negro da força judicial? Porque será que as pessoas tendem a perdoar o carteirista, o ladrãozeco, o pequeno dealer , e porque não perdoar um homem que quer vingar, que quer ser um justiceiro? Será porque o Zé é a asa protectora da pedofilia?

Quando a maioria dos eleitores se regozija com as séries americanas de vingadores da Lei, nunca se lembram que para os bonzinhos brilharem é sempre necessário haver o mau, e o Zé decidiu ser o mau da fita, e neste caso escolheu o melhor para o colocar no pedestal de nosso Darth Vader, o empurrão de um tal Bibi.

O voto no Zé representa a assunção de um caminho novo e alternativo para o nosso País, o caminho do Mal.........................................................Ups ! Será que é novo ?

* Este post não representa a opinião concreta de toda a equipa escrevente. Até porque o Zé promete recuperar Olivença. E vivemos em democracia...

10.12.05

CRUZAMENTO DE PEGÕES

Não! Não é uma indicação como quem diz "então o meu amigo segue esta estrada, lá ao fundo tem o Cruzamento de Pegões e vira à direita". Não, é mesmo o nome de um clube das divisões secundárias dos campeonatos de Iniciados e Infantis organizados pela Federação Portuguesa de Futebol. Fazendo uma prospecção de clubes com denominações curiosas, só na Associação de Futebol de Setúbal, encontrámos alguns que merecem um destaque particular:
- Botafogo (certamente este clube inspirou-se no permanente clima de guerrilha que se vive no futebol luso)
- Os Pélézinhos (um toque de ironia no futebol praticado em Portugal e está bem visto sim senhor!)
- Os Amarelos
- Ídolos da Praça (crítica encapuçada ao jet-set português)
- Chesetúbal (um piscar de olhos ao Chelsea em tempos de dificuldades financeiras do mais popular clube setubalense)
Mas há outro que se destaca: Sindicato. Este clube merece uma reflexão mais aprofundada devido à indefinição do sindicato que representa. Se for o Sindicato dos Jogadores, é claramente voltado para a acção puramente lúdica. Como diz o povo, jogar só para aquecer. Dinheiro nem vê-lo... Se fôr o sindicato dos dirigentes, ai de quem lhes ganhe... Se for o sindicato dos árbitros, é um clube certamente invicto, pois não só ganha a todos os oponentes como os goleia. Sempre são 17 jogadores contra 14 já contando com as substituições... Se for o Sindicato dos Jornalistas, os seus jogadores passarão metade do tempo de jogo a ir buscar o esférico ao fundo da sua própria baliza e a outra metade a entrevistar em tempo real os marcadores dos tentos adversários..., tentando arranjar tempo para ainda serem sovados a mando dos dirigentes.

9.12.05

FORMAS DE LUTA...


Após mais uma análise exaustiva à realidade do nosso país, sinto que devo apresentar uma proposta de reflexão, sobre esta matéria. Não ! Não me vou insurgir contra o direito à greve, muito pelo contrário.

Sou sim, a favor de renovar as formas de luta. Quantas vezes a paralisação laboral não é prejudicial unicamente aos outros trabalhadores que estão a tentar fazer a sua vida normal, vejam-se os exemplos dos transportes públicos.
O objectivo desse incómodo, causado pelas paralisações, que seria utilizar o barulho dos afectados em prol da causa, tem hoje em dia o efeito contrário.

Assim proponho que os sindicatos tenham uma abordagem diferente no momento da luta. Porque não observar o exemplo da Greenpeace? Porque não preparar maneiras de envergonhar os lideres dos grupos económicos ( os «patrões» ) que vão para além de parar a empresa por um dia, o qual não é pago, e a produção perdida nesse dia obrigatoriamente vai ser reposta na jornada seguinte?

Deixo-vos algumas ideias para inovar a forma de luta: que tal um pano gigante na sede da empresa onde se possam ler as reivindicações? que tal colar faixas negras nas viaturas dos directores da empresa? que tal acamparem nas instalações da direcção, com tendas, rações e ficar.........ficar e lutar.......lutar até alguém ceder!!!?

Criem-se núcleos de inovação nos sindicatos...,pensem-se novos métodos de levar os problemas laborais ao conhecimento do país.
A luta continua....

ISTO É QUE É FUTEBOL

Palma, Norberto e Garrenas transferiram-se para o Messinense. Agora sim veremos futebol total na «bela» localidade de São Bartolomeu de Messines. Por sua vez, Negas, Café e Édson (que não o do Sporting C.P.) vão mostrar o seu perfume futebolístico no Encarnacense. Os adeptos do clube rejubilaram com esta notícia-bomba e já festejam antecipadamente as futuras vitórias.

«ATUM RAMIREZ»


O popular clube brasileiro Flamengo vai assinar novo vínculo laboral de 3 anos com um jogador paraguaio bem conhecido dos portugueses: César Ramirez. Se o facto de o Flamengo o ter acolhido, por empréstimo do Cerro Porteño do Paraguai, já configurava prova de masoquismo puro, este acto de gestão do clube carioca comprova que o sempre palpitante futebol brasileiro traz sempre uma surpresa na manga. Mas há mais um detalhe horripilante: o Flamengo pagará ao Cerro Porteño 350 mil euros por 40% do passe de César Ramirez. Contudo, esta notícia é um incentivo para os clubes portugueses procurarem o mercado brasileiro para transferirem jogadores sul-americanos que não se imponham no nosso futebol. O próprio Sporting C.P. olhou para dentro do seu plantel e viu em Pinilla e Tello duas boas oportunidades para negócios transatlânticos. Há informações seguras de que o Paissandú e o Criciúma começam a demonstrar algum interesse nesses jogadores. O Criciúma chegou mesmo a avançar com uma proposta inicial: 25 mil euros, 10 caixas de garrafas de cachaça e um conjunto de DVD's de novelas venezuelanas dobradas em Português com sotaque brasileiro. Já há uma reacção do Sporting C.P., considerando os 25 mil euros uma afronta dado o valor dos jogadores.

7.12.05

GIGAJOGA PORTUGUESA

Entretanto, a Superliga portuguesa vai ser redenominada. Atendendo a que os clubes «menos prejudicados» pelas arbitragens são aqueles cujos dirigentes mais se queixam das actuações dos arbitros, vai chamar-se «Superliga Portuguesa de Futebol BegAndWin». É justo...

«FELIPÃO»

Na «actualidade» relacionada com a selecção nacional de futebol , descobrimos que o seleccionador Sr. Luís Felipe Scolari se prepara para ir a um colóquio no Brasil, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol, com treinadores como Carlos Alberto Parreira e Zico como intervenientes, além do próprio «Felipão». Já há vozes discordantes por esta viagem acontecer enquanto decorre o campeonato nacional, quando deveriam estar a ser observados jogadores para as futuras convocatórias. Mas o que pouca gente sabe (é verdade,nós também temos as nossas fontes) é que o nosso brasileiro preferido a seguir a Edson Athaíde e Ediberto Lima, foi observar um defesa lateral-esquerdo (posição tão carenciada de talentos no nosso futebol português chamado Carniça, jogador amador preponderante no histórico clube 15 de Piracicaba, e que profissionalmente gere um açougue (talho, no Brasil) e é considerado um defesa viril,como o próprio nome indica. As más línguas viperinam que o seleccionador vai (isso sim) passar (mais) umas férias no calor brasileiro, pagas pelo contribuinte português através do seu chorudo mensalão. Perdão, salário. Infames...

6.12.05

PASSEI POR UMA OBRA, VI NUMA TABULETA E ASSIM FICOU...ZEFERINO.

Quer em observação no dia a dia, quer pelos meios de comunicação social, tenho vindo a constatar um fenómeno que me inquieta, o poder do título ( seja ele académico, social, clerical etc...) junto do povo português.
Será a tradicional subserviência? O não questionar?
Ou gostamos de baixar a cabeça ao passarem os «senhores»?

Porque é que ninguém questiona os «senhores» ?

A titulo de exemplo, vi um simpático pároco a falar em horário nobre (de dona de casa) sobre as virtudes do crucifixo nas escolas de um estado laico, com um sem número de pontos de vista lançados como se de verdades divinas se tratassem, aceitando de muito mau grado qualquer opinião divergente.
E agora? Como é que a D. Ermelinda , dona de casa de 58 anos, católica não praticante (como a grande maioria de nós), iria dizer que discorda do Sr. Padre ?
Ainda por cima daquele senhor tão simpático, que até conta umas anedotas e toca guitarra. Como é que as vizinhas iriam reagir à opinião dela ???

Receita para o problema : Não opina ! Cala e baixa a cabeça, se o senhor disse ele é que sabe !!!

Siga o rebanho e não olhe para o pastor !!!

Depois de tantos anos em que não era permitido ter espirito crítico, para uma grande parte da população assim ainda continua a ser. Não foram suficientes trinta anos para limpar as teias de aranha que nos aprisionam os neurónios, e muitos dos «senhores» teimam em reforçar estas mesmas teias da ignorância.

Com isto não ponho em causa a dignidade da humildade, mas essa mesma humildade deve vir dos opinion makers, todos eles, desde os que têm acesso aos horários nobres da TV, aos padres da paróquia.

Humildade e pedagogia, sim ! Imposição e manipulação, não !