27.6.06

É RUIM, HEIN!!!


O Brasil continua sem convencer por aí além, mas o certo é que vai vencendo quem aparece pela frente. Hoje foi o seleccionado ganês.
Na primeira parte, os jogadores ganeses deram o litro, dominaram o jogo, tiveram algumas oportunidades e chegaram ao intervalo a perder por 2-0... É verdade que o 2º golo foi marcado em fora-de-jogo, mas isso só demonstra a classe dos jogadores brasileiros, que mesmo não sendo dominadores no jogo, aproveitam as oportunidades que lhes surgem pela frente...
Até arrepia a facilidade com que criam, do nada, uma chance para matar as aspirações dos adversários, com golos ou faltas sofridas que castigam os oponentes com cartões amarelos e vermelhos...
Tudo sem sofreguidões e agressividades excessivas. Apenas classe.
Ronaldo é um bom exemplo: anda por ali a "pastar a vaca" e, quando se dá por ele, já tem 3 golos no Mundial e é o melhor de sempre, com 15 golos, de todos os Campeonatos do Mundo.
Esses caras são fogo...

ATÉ À FINAL...


Já houve quem desse a ementa para o repasto a degustar no Mundial de Futebol:

Pequeno-Almoço: Uma fruta. Porque não laranja.
Almoço: Uns bifes com molho Inglês.
Jantar: Uma feijoada à Brasileira.
E a seguir ao jantar, uma cerveja alemã.

Parece-me uma ementa de qualidade...

23.6.06

Outros Campeonatos...


O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de pobreza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros factores para os diversos países do mundo. É um padrão de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente bem-estar infantil.

A ONU tem um Ranking Mundial para este índice , no qual fomos ultrapassados pela Eslovénia !!!
É bom saber que há novos membros na U.E. com melhores condições que Portugal, assim sempre temos mais um destino de Emigração.

Ranking País IDH

1 Noruega 0,963
2 Islândia 0,956
3 Austrália 0,955
..................
10 EUA 0,944
.................
26 Eslovénia 0,904
27 Portugal 0,904
28 Coreia do Sul 0,901
29 Chipre 0,891

WWW.UN.ORG

22.6.06

Agora Vamos Espremê-las !!!

20.6.06

ALGUÉM QUE ME ESCLAREÇA...


Só queria que me dessem umas informações:

- O "caso Mateus" é uma reedição do "caso N'Dinga" no futebol português?
- O penteado de José Veiga é indestrutível?
- Liedson conseguirá apanhar o avião a horas para o início da pré-época?
- Pinto da Costa gosta mais de arroz Carolino insosso ou Salgado?
- O porquê de Jorge Coroado fazer comentários a actuações de árbitros, sempre com um ar de quem está com azia?
- O porquê de Jorge Coroado fazer comentários sobre qualquer tema, sempre com um ar de quem está com azia?
- Quem está correcto? O comentador da Sporttv, que chama Joaquin ao jogador da Selecção Espanhola, num perfeito sotaque espanhol? Ou Toni, um senhor do futebol, que lhe chama Joaquim, como se fosse um qualquer português, dono de uma mercearia ao fundo da rua? (Nestas coisas, eu vou sempre pela opinião de Toni. Se ele disse, é Lei. Mesmo que esteja errado!)
- Juntando as assistências em cada jogo do Beira-Mar e da União de Leiria, daria para lotar um dos topos de um dos novos estádios de Aveiro ou Leiria?
- Juntando o dinheiro gasto nesses estádios daria para manter abertas as maternidades que vão fechar?

Alguém tem as respostas a estas questões?

19.6.06

PERFUME PATCHOLI


No final do jogo Portugal X Angola, foi difundido na Comunicação Social que Simão Sabrosa declinou o pedido de Mantorras, para troca de camisolas, após a contenda que terminou com a vitória portuguesa por 1-0.
Já houve quem criticasse a atitude do "craque" benfiquista, afirmando que era uma falta de respeito pelo colega de clube e com o qual Simão sempre se deu bem.

Mas as minhas fontes dizem-me que Mantorras ficou surpreendido, não com a recusa de Simão, mas com o facto de o transmontano ter sido titular na equipa nacional e (mais incrível ainda) ter chegado ao fim com a camisola suada... Daí o espanto do angolano... É que na última época do Benfica, só nos jogos da Liga dos Campeões o sovacame de Simão deitou um cheirinho a suor...

Subsídios aos Aviários ...

Segundo declarações do Ministro da Agricultura e Pescas, Jaime Silva uma boa parte dos 220 Milhões de Euro atribuídos pela U.E. ao nosso sector das pescas será para aumentar em 20% a nossa produção via Aquacultura, visto que, segundo o Sr. Ministro, Portugal ainda está muito atrasado nesta área.

O FaltaPapel pergunta:

Será que comer bom peixe ( do mar ) é ser atrasado ???
Em vez de se apoiar a exploração da nossa imensa costa Atlântica, devem-se sim apoiar os aviários ???

PS: Devo ser justo e dizer-vos que além dos aviários os 220 Milhões também servirão para comprar embarcações em 2ª mão e motores para os que tenham menos de 12 metros . O que nos vai voltar a dar condições de lutar de igual para igual com os mega-arrastões Espanhóis ............Isto é que vai ser uma Batalha Naval :)

http://www.tsf.pt/online/economia/interior.asp?id_artigo=TSF171704

18.6.06

O RELÓGIO DA SELECÇÃO


O jogo contra Irão foi bem mais calmo que o efectuado com Angola. Pareceu-me que Irão é muito mais suave, menos agressivo...
Mas eu sou um apaixonado da Selecção Nacional e, por isso, vivi com grande ansiedade cada momento do jogo. Estava constantemente a olhar para o relógio da Selecção. O relógio que invoca todas as grandes figuras do futebol português. Com ele, podemos controlar o tempo de jogo, incluindo o tempo de descontos dado pelo árbitro.

Onde é que eu já ouvi isto???

16.6.06

Globalização Selvagem

De novo vitimas da Globalização Selvagem que o Mundo vive.
Mesmo com um contrato que garantiria a fábrica até 2008, com subsídios atribuídos, sendo a Azambuja uma das fábricas da GM mais produtivas da Europa......lá têm de andar os nossos governantes de calcinhas na mão a pedir aos senhores que não nos diminuam o PIB em 0,6% ( Valor Acrescentado que esta fábrica dá ao nosso PIB anual ).

Pergunto ao Dr Durão Barroso e seus partners:

1. Para quando directrizes comunitárias sólidas que dificultem ao máximo este tipo de deslocalização brusca ???
2. E para quando a penalização a todos os níveis dos que nisto insistem sem olhar às responsabilidades económicas e sociais que devem aos Países que os apoiaram e enriqueceram ???

SUFICIENTE BOM


Agora que estamos às portas do 2º jogo da NOSSA Selecção no Mundial, achei que deveria dar a minha opinião sobre o jogo de Domingo contra Angola.
Apesar de não ser apoiante de Scolari, devo confessar que ele tem razão ao dizer que no 1º jogo o importante é ganhar e depois pensar em espectáculo.
No entanto, este jogo tem pormenores que são preocupantes. O facto de Deco não ter jogado demonstrou a dependência, de Portugal, do seu organizador de jogo, tanta foi a tremideira na altura de ter posse de bola contra uma equipa que não pressionava de forma organizada. Abusámos do futebol directo, com pontapés dos defesas para os avançados.
Depois deu para comprovar que o momento anímico de Cristiano Ronaldo não é o melhor. Não me parece estar concentrado como espero vê-lo nos próximos jogos, porque é um grande jogador. E os grandes jogadores fazem sempre falta.
Louve-se a boa forma de Pauleta e Figo.
E que falta faz o Jorge Andrade...
Como diria o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, nas suas notas semanais: foi um Suficiente Bom. Suficiente na nota à exibição. Bom na conquista dos 3 pontos.
Que venha o Irão e ganhemos para passarmos à fase seguinte.
Mas não nos podemos deixar adormecer...

12.6.06

Una...


Pacman o vocalista dos Da Weasel em concerto no Zenith de Paris, gritou para o público em jeito de mensagem final, que o 10 de Junho além do dia das comunidades era também o dia das mais variadas RAÇAS.......
Não tirando o mérito à mensagem do Pacman que tinha as melhores intensões, gostaria de lembrar o que um amigo africano responde quando lhe dizem que ele é de raça negra: ' Raça têm os cães !!! ' .
Raça há apenas uma a Humana ......tudo o resto são etnias, culturas, tonalidades, religiões, etc...que enriquecem a nossa Raça Humana.

7.6.06

Relembrar.....

Após ter visto ontem espelhadas na TV as mais odiosas e nojentas teorias dos Neo-Fascistas que renascem em Portugal, apeteceu-me relembrar Catarina.....

Catarina Efigénia Sabino Eufémia (nascida a 13 de Fevereiro de 1928, morta a tiro a 19 de Maio de 1954) foi uma ceifeira alentejana analfabeta que, na sequência de uma greve de assalariadas rurais, foi assassinada, aos 26 anos, pelo tenente Carrajola da GNR em Monte do Olival, Baleizão, perto de Beja, Alentejo. Catarina tinha três filhos, um dos quais de oito meses, que estava no seu colo no momento em que foi baleada.

2.6.06

A FAMÍLIA SCOLARI


O Mundial está à porta. Scolari já escolheu o seu rebanho. Perdão, o seu lote de jogadores. E também já começou a limitar as perguntas dos jornalistas nas conferências de imprensa do estágio. Só as questões que não afectem o "espírito de grupo" poderão ser respondidas pelos convocados do técnico brasuca. Por isso, proponho que sejam Luís Baila e Hugo Gilberto os jornalistas responsáveis pelas perguntas feitas aos jogadores...
Este pormenor junta-se ao desleixado trabalho realizado por Scolari, ao nível do acompanhamento de jogos do Campeonato Nacional, durante a época que findou. Como é possível um assalariado (e bem!!!) do futebol português não conhecer a realidade do que se passa nas quatro linhas. Um dos poucos jogos visionados ao vivo que foram relatados na imprensa foi o Belenenses x Académica. O argumento usado foi que hoje em dia os jogos da Liga Portuguesa (e até das equipas estrangeiras com jogadores nacionais) passam na TV. Elucidativo...
Como Português, vou tentar esquecer este desleixo e passividade de Gilberto Madaíl. Mas vai-me custar, principalmente se as coisas correrem mal na Alemanha.
Que a sorte e Nossa Senhora do Caravaggio nos proteja...