27.12.05

IMPORTAM-SE DE REPETIR!?

Existe, ele existe, existe essa coisa, um movimento (se eles souberem o que isso é) chamado... Moita a Cidade. Uau!! Venham fanfarras de tourada, estalem foguetes durante a madrugada, soltem os touros, saia mais uma romaria, a Moita quer ser cidade, ou melhor há quem na Moita pretenda que tão bovina vila seja cidade. Para quê elevar a Moita ao estatuto de Cidade? Bom, se até a Costa de Caparica já é cidade..., a opereta bem pode ter mais um capítulo. A vaidade desta gente não tem fim. A Moita não tem um hospital, um museu, um posto de polícia digno desse nome, um teatro, um cinema, um jornal, não tem ensino superior, tem transportes públicos risíveis, o património está a cair aos bocados e esquecido, não tem instalações desportivas condignas, tem uma vida cultural miserável e provinciana, a pouca indústria feneceu, o comércio é «insignificante». O que é que a Moita tem para ser cidade? Mesmo no concelho a que «preside» nem é a vila mais populosa, cabendo esse papel à Baixa da Banheira. Nem tem mais história, por muito que a inventem (na boa tradição caciquista e salazarista que cimentou o seu poder concelhio), cabendo esse papel a outra freguesia, Alhos Vedros, onde o património e os equipamentos estão ao abandono ou sujeitos aos maus tratos de um poder camarário muitas vezes ignorante e bacoco, quando não vítimas da indigência do «poder central». E esta gente quer a Moita a Cidade!? É isso o progresso!? Ser cidade de nome e não de facto!? Dizem que as vantagens são de "base eminentemente psicológica". Perdão, voltando atrás, não é bem bovina vila (que até na Moita há qualidades) senão bovina proposta.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hoje ou amanhã vamos aproveitar a boleia e atacar esta frente de batalha, que é bem boa para umas bengaladas à moda oitocentista.
:)

27.12.05  
Anonymous Anónimo said...

Enganam-se.
Moita é a capital dos toiros e dos toureiros.
Uns são toureiros...os outros são toiros.

28.12.05  
Anonymous Anónimo said...

Só falta entender quem é o toiro e quem é o toureiro.

28.12.05  
Blogger k7pirata said...

Essas deveriam ser as causas principais que esse movimento devia lutar e exigir, para que então sim, Moita como cidade, num futuro qualquer.
Mas não vejo infrastruturas nem vontade do poder local (e central), em querer realiza-las.
As que existem, estão como vocês sabem.
Quanto às boiadas, nem comento.

28.12.05  
Anonymous Anónimo said...

Very nice site!
Wake forest rolesville girls basketball Fonofpeepysforum q fioricet butalbital fiorciet http://www.commercial-file-cabinets.info/seasonsflyfishing.html Navajo jewelry umax ppc whittier alaska fishing charter financial planning escambia county 56 department fishing gone north pole wood online scrabble 2b mac fin nor fishing rods Michael and fishing and cayman Women in sweater Fishing desktop backgrounds

28.1.07  

Enviar um comentário

<< Home