20.12.05

«MODERNICES»


Não compreendo porque, actualmente, se tem tendência a esquecer os valores antigos do futebol português. As tradições, as terminologias, os treinadores carismáticos, os bigodes dos treinadores! Isso mesmo... os bigodes dos treinadores.
Já alguém reparou na perseguição feita aos treinadores portugueses portadores de bigode?
Onde está Artur Jorge, o expoente máximo da bigodaça nacional no desporto? Ele,que era o ponta-de-lança dos treinadores portugueses, perdeu-se num mar de equívocos a partir do momento em que rapou a sua pilosidade supra-labial! Agora treina a selecção dos Camarões, tendo falhado o apuramento para o Campeonato Mundial do próximo ano. Pergunto: Artur,valeu a pena rapar o bigode? Não me parece...
E Vítor Manuel,o homem com a voz mais rouca do futebol português, qual Rod Stewart depois de uma semana de concertos diários. Um homem que demonstrava grande orgulho no seu bigode. Um homem que salvava da descida de divisão equipas modestas como o Leça (e onde anda agora o Leça?), ultrapassando todos os engulhos que se atravessassem no seu caminho. Onde está? Na SportTv a fazer comentários a incipientes jogos da Liga BetAndWin 2005/2006, depois de, também ele, ter desfeito o seu frondoso bigode. Um escândalo,senhores!!!
Há a excepção chamada Manuel Machado, treinador do Nacional da Madeira, que resiste com um envergonhado, mas obstinado, bigode. Mas onde está o bigode de Jesualdo Ferreira? Encerro este importante tema com uma questão, nada menos que um grito de revolta: porque razão um homem competente e sério como Toni não tem lugar num clube português? Primeiro porque é mesmo um homem sério. Depois porque se recusa a cortar o seu mítico bigode. É um rebelde!!!
E as terminologias? Onde estão? As frases empolgantes como "Este jogador é uma autêntica formiguinha,um carregador de piano!!!". Agora só se ouve "É um atleta com grande intensidade defensiva, que preenche bem os espaços e galvaniza, com a sua atitude...a equipa,tanto a nível defensivo como ao nível das acções atacantes". Isto é alguma coisa?!!!
Quando, antigamente, os treinadores mandavam os seus pupilos roubarem a bola ao adversário, ainda no meio campo contrário,diziam "Vamos para cima deles,vamos comê-los, não os deixem respirar!!!". Agora é "Vamos fazer pressão alta, vamos ganhar a segunda bola". Segunda bola? Mas qual segunda bola? Se houvesse uma segunda bola em campo o jogo era interrompido e efectuado um lançamento de bola ao solo. Andam a querer enganar o povo é o que é...Toni, volta depressa, por favor!!!

2 Comments:

Blogger k7pirata said...

Parabens ao vosso blog.
Continuem e felicidades da equipa do Arre Macho.

21.12.05  
Anonymous Anónimo said...

Deviam voltar todos os Humberto Coelho, os Toni, os Chalana, Os Simões, os Álvaros,os Bentos, os Bastos Lopes, esses sim, davam bigode a todos estes novos jogadores da tanga! Da tanga, pk agora vão pró Brasil gozar o verão! Bibó Futebol total dos anos 80! Bamos lá Cambada!

22.12.05  

Enviar um comentário

<< Home