16.1.06

RETALHOS DA VIDA DE UM PAÍS


- Perto de 1400 famílias residentes nos bairros sociais das Amendoeiras e dos Lóios - antigas zonas I e N2 de Chelas, Lisboa - estão a ser contactadas pela Fundação D. Pedro IV, uma instituição particular de solidariedade social, para começarem a pagar rendas 20 a 30 vezes superiores às que pagaram ao antigo Fundo de Fomento de Habitação e ao Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE) durante quase trinta anos. O fogos eram do Estado e foram oferecidos pelo IGAPHE à Fundação D. Pedro IV em Fevereiro de 2005.
- Há, pelo menos, 200 mil pessoas a passar fome em Portugal. O número consta dos estudos feitos pelo CES (Conselho Económico e Social) confirmados pelo Eurostat que diz ser um quinto dos portugueses pobres. Ou seja, 20 por cento da população portuguesa vive abaixo do limiar da pobreza.
- O Ministério da Educação vai encerrar, em 2006, mais de 900 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico na área de intervenção da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN). Até ao final da legislatura, em 2009, o Governo projecta fechar, em todo o país, mais de quatro mil escolas com menos de dez alunos, ou com menos de 20 alunos e com taxas de aproveitamento inferiores a 89% (média nacional).
- Num almoço que reuniu cerca de 3500 apoiantes em Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara local, serviu a Cavaco Silva e aos seus apoiantes um arroz à valenciana com lagosta e camarões. Cavaco falou sobre "clientelas partidárias".
- Só no distrito de Setúbal existem cerca de 200.000 utentes sem médico de família e a situação tende a piorar nos próximos anos.