24.2.06

(AINDA HÁ) ASSOCIATIVISMO

Foi no período pós-revolução que a grande maioria das colectividades de bairro foram criadas. À força de braços dos moradores foram erguidas infraestruturas para os seus filhos usufruírem, espaços com que o Sr. António nunca se lembrou de equipar os caixotes que os seus amigos tão "caridosamente" construíram para o seu factor produtivo L (L de Labor = Mão de Obra).
Foi neste ambiente que muitos de nós (nascidos nos 70's nos subúrbios) passámos a nossa infância, com organizações de eventos desportivos, lúdicos, culturais etc...
Hoje podemos constatar que a grande maioria deles está na maior falência financeira e de valores. É verdade que há excepções, as quais também conheço de perto, mas essas vivem da carolice, tempo e boa vontade disponibilizados por alguns dos seus dirigentes.
Custa-me ver grupos de miúdos a passar a bandeira do clube durante os jogos de futsal para angariar dinheiro (trocos) para comprar uma bola nova, custa-me ver miúdos que gostariam de praticar karaté mas os pais não têm possibilidade de pagar a mensalidade... porque é que este espírito de amizade e de construção colectiva se perdeu???
É aqui que surge o meu apelo aos responsáveis do poder local: em vez de estarem tanto tempo nos gabinetes, venham conhecer estes problemas, venham ajudar, criem-se pequenos cursos/workshops para estes pseudo-dirigentes desportivos, criem-se novos elos entre estes clubes/associações locais para que os mais bem sucedidos passem a sua experiência aos outros, e claro... dignifiquem as verbas atribuídas.
Não tenho dúvidas nenhumas que uma maior aproximação dos responsáveis locais terá excelentes resultados a todos os níveis, mas sobretudo a nível social (que é o mais importante).

FORÇA Pessoal ainda vamos Ganhar!!!!!! (Grito de Claque)

47 Comments:

Blogger nunocavaco said...

Parece-me bem a sugestão, mas também te digo que a Junta está muito próxima das colectividades. Se calhar poderíamos todos ser mais dinâmicos e a ideia dos workshops é muito boa.

Amigo, não vou estar cá nos próximos dias, mas gostaria de continuar a discussão.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Há excessiva dependência da Junta e da Câmara. Isto se o Zeferino e o Nuno Cavaco se referem à Baixa da Banheira. Tenho a sensação de que as colectividades têm de aprender a «libertar-se».

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Caro Consócio Bartolomé

Aqui não posso estar totalmente de acordo contigo, porque do que conheço de algumas colectividades, e olhando ao tecido industrial e comercial da nossa zona, se não fôr com fortes apoios da Junta e da Câmara, de que forma é que as colectividades vão sobreviver ??? Não te esqueças que vivemos num distrito problemático.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Há colectividades que praticamente só têm actividade de café. E se têm para onde vai esses dinheiro?

O que afirmo é que as colectividades devem ser empreendedoras e imaginativas a todos os níveis, inclusive no seu finaciamento. Contudo sem que as formas de financiamento abafem a razão de ser de uma colectividade.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Sabes que também eu sou contra colectividades tipo "Juventude", em que só há a tasca e depois não sei bem para onde vai o dinheiro atribuido pelos subsidios....mas os clubes de bairro não conseguem ( por muito que tentem ) apoios, para continuar com as várias actividades e os vários escalões etários.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Cingido-me à Baixa da Banheira coloco um ponto de interrogação sobre um outro clube. E com grande curiosidade. O Banheirense Futebol Clube?

24.2.06  
Blogger nunocavaco said...

Ainda não fui embora e não resisti a ver o post. Muito rapidamente- Amigos vocês fazem-me lembrar discussões que tenho com o Hélder, eu sou mais como o zeferino (o que até é normal) e o Hélder como o Bartolomé. Mas aqui penso que as colectividades devem ser apoiadas porque muitas prestam serviços à população, outras há que funcionam pior, mas a responsabilidade é sempre dos sócios e não apenas da direcção. A questão financeira é muito complicada e passível de discussão.

Um abraço e desculpem a minha pressa.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Demasiado estatismo faz mal...

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

O que é isto ??? Não te estou a reconhecer....Tás armado em Liberal ??? Não achas que este tipo de actividades têm de ser da responsabilidade do Estado, para haver oportunidades para os + desfavorecidos ??? Qualquer dia andas a passear na BB no teu carrinho de Golf.

24.2.06  
Blogger joao figueiredo said...

eu acho que se devem apoiar essencialmente as actividades, quer sejam eventos esporádicos, periódicos ou as próprias modalidades, e não as colectividades.

o apoio em material e formação do pessoal técnico parece-me mais importante do que a formação dos dirigentes, que não é de excluir.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

João estou de acordo consigo noque toca a apoiar modalidades e eventos, assim podem-se "expurgar" os clubes fantasma ( tipo "Juventude" ), mas acho que a formação de dirigentes não deve ser posta de parte, mas claro daqueles que tenham actividades para dirigir e não daqueles que dirigem jogos de sueca........Quanto a apoios em material e formação técnica espero que seja mais evidente do que até aqui.
1 Abraço

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Mas a maior parte das colectividades da BB (e não apenas) não se foi tornando células partidárias ou feudos pessoais destes e daqueles ?
Pelo menos é o que me parece, olhando aqui do lado do Lidl.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Quando duas ou três pessoas têm de carregar a colectividade às costas às vezes podem fazer daquilo a sua casa (ou feudo)...mas se houvesse um maior controlo de quem os financia no sentido de ver se os objectivos estão a ser cumpridos, ai, os maus não iriam longe.

Quanto a partidos, não quero entrar por ai, dos que conheço penso que em alguns casos hajam simpatias, mas células partidárias acho exagerado.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Desse lado do Lidl parece que se observa bem. Mas desse lado também não acontece o mesmo?

Organismos Populares de Base. Reconhecem a designação? Só isto diz muito...

Se O Juventude é um dos "clubes fantasma", então para que foi o avultado subsídio que recentemente lhe foi atribuído pela CMM?

Não se pode fundar um clube e estar na expectativa de sobreviver graças ao subsídio da edilidade. Isso é a perversão do associativismo.

A igualdade de oportunidades deve ser garantida. Mas os melhores distinguem-se com o que fazem nesses termos...

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Zeferino eu já tava a dever esta visita mais vale tarde que nunca, espero eu :)
Eu aqui venho repetir quase tudo o que já escrevi no banheirense sobre o assunto das colectividades, então é assim infelizmente uma grande parte das colectividades, volto a repetir mesmo que alguns não tenha gostado, não passam de tabernas, copos de vinho e jogo de cartas.
É assim os sócios de cada colectividade têm o direito de fazer dela aquilo que quiserem, agora acho mal que a CMM e as JF, coloquem nas mãos dessas colectividades bons subsidios que podiam ser utilizados de um melhor modo, em acções sociais que realmente fizessem a diferença na vida de pessoas carenciadas, um exemplo foi aquele que eu dei no banheirense, em que referi que a CM de São João da Madeira vai comparticipar os medicamentos de idosos mais carenciados, é um exemplo mas existem mais possibilidades, eu não posso aceitar que o dinheiro dos contribuintes seja dado a colectividades que nada fazem.
Se uma colectividade tem um plano social, desportivo e cultural e o coloca em prática, acho que a CMM deve ajudar, os que não o fazem nada devem receber, não pode haver medo do lobby das colectividades, eu sei que eles têm peso nos votos, eu sei que a oposição se vai aproveitar do corte de subsidios para fazer mil e uma promessas falsas mas, tem que haver coragem para se ser justo.
Um dos bons exemplos tem sido por exemplo o Ginásio, um exemplo péssimo são os Alentejanos, são dois contrastes.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

O Ginásio tinha pré-primária. Ainda tem?

Concordo que não se deve distribuir dinheiro irresponsavelmente.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Mas quem é que está a dizer para se dar dinheiro a tudo e todos ??? Eu sempre disse que me opunha a subsidios a tascas.....acho que ai estamos todos de acordo ! O que acho é que a CMM deve ajudar a "filtrar" os bons, os que trabalham, os que têm projectos, e apoiá-los o mais possivel.....em prol da sociedade, e os votos que perderem dos taberneiros vão ganha-los aos pais dos miudos que cheguem a casa com um sorriso nos lábios depois do jogo de futebol.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

"e os votos que perderem dos taberneiros vão ganha-los aos pais dos miudos que cheguem a casa com um sorriso nos lábios depois do jogo de futebol" - O que é isto que eu estou a ler? Então e a CMM é algum feudo?

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Vocês é que estão a levar a conversa para a politica !!! Eu só quero debater o papel e o futuro das colectividades/clubes/assoc. de moradores etc.....podemos produzir algumas ideias novas, ou temos de politizar tudo o que se diz ??? Já apresentei algumas ideias no meu texto, mas nestes comentários ainda não os vi a acrescentar nada de novo, a não ser politica!!! Vamos lá pessoal ....

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Tu é que colocaste a questão em termos políticos.

Dá um exemplo de uma colectividade que para ti seja exemplar.

24.2.06  
Blogger joao figueiredo said...

pontas soltas:

.por falar em comissões de moradores... faz-me muita "comichão" ouvir dizer que uma comissão de moradores tem uma equipa de futebol.

.não percebo o problema da designação "Organismos Populares de Base"

.Algumas colectividades vivem apenas da carolice de 2 ou 3 maduros. isto torna-os um feudo?

.os dirigentes associativos podem ter opções partidárias?

. o Ginásio tem pré-primária (parece-me que cerca de 100 crianças, não tenho a certeza)

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Parece-me boas sugestões e nem era preciso ser tudo grátis, desde que se pagasse uma quantia mais simbólica, acabava por abranger todos os interessados e o dinheiro ajudaria a fazer mais e melhor...

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Nunca percebi muito bem se as comissões de moradores são eleitas.

Organismos Populares de Base. O prolema está na palavra "Base". Base do quê?

Apelidar de feudo por tudo e por nada também não é correcto. É verdade que os partidos políticos muitas vezes tentam instrumentalizar as colectividades, o que quase sempre dá resultados desastrosos. Vejam a história do Fabril (ex-Quimigal, ex-CUF). E tenho a impressão de que a esmagadora maioria das colectividades da zona não são monocolores. A dependência dos subsídios é que frequentemente molda a sua acção, digamos de uma certa maneira. É por isso que se devem «libertar», devem a isso propor-se.

Os dirigentes associativos podem ter filiação partidária. Devem é destrinçar os planos. Isto vale para todos.

A pré-primária do Ginásio é um bem da Baixa da Banheira. Um exemplo maior do associativismo.

24.2.06  
Blogger joao figueiredo said...

Zeferino

eu escrevi que a formação dos dirigentes "não é de excluir". o que fiz foi dar preferência à formação do pessoal técnico como modo de estimular a actividade. este tipo de formação pode nem ser feita pelas autarquias, talvez as federações desportivas tenham mais condições, mas deve ser apoiada.~

a formação dos dirigentes, sendo necessária, é mais difícil porque corre-se o risco do dirigente formado abandonar a direcção do clube, sem que os resultados práticos sejam efectivos.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Respostas:

a) Não conheço nenhuma exemplar, mas conheço algumas que devidamente apoiadas poderiam chegar perto disso. Mas se queres exemplos, penso que o Ginásio é uma das melhores.

b) E porque é que as comissões de moradores naõ podem ter equipas de futebol? Se têm á sua disposição ringues para tal, porque não pôr os jovens a praticar desporto ??? Ou têm de mudar de nome para isso ??? Talvez se mudassem de nome os subsidios atribuidos fossem mais simpáticos.

24.2.06  
Blogger joao figueiredo said...

"Organismos Populares de Base. Reconhecem a designação? Só isto diz muito..."

continuo sem perceber o problema da base

24.2.06  
Blogger joao figueiredo said...

zeferino, não podem ter equipas de futebol porque a sua função não é essa. para isso existem os clubes

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Base do quê? De quem?

Conhece o significado político da palavra?

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Bartolomé lá estamos nós de novo a politizar o debate !!! O objectivo não é esse, por isso é que não há decisões produtivas neste País.

João conhecendo eu de perto o que estou a dizer, pode ter a certeza que há Comissões de Moradores, a fazerem um trabalho de formação desportiva de jovens muito mais importante que a mioria dos clubes do concelho. Esqueça se o nome é comissão de moradores, associação, clube, etc...o que interessa é o trabalgo feito em prol da juventude, isso sim !!! Repito: E são estes que precisam de ajuda !

1 Abraço e bom fim de semana a todos....divirtam-se no Carnaval ( aqui sim há fundos bem empregues ;) ( ironiazinha ! ) )

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

"Organismos Populares de Base" é um termo muito politizado.

(detesto erros ortográficos...)

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Vocês, afinal, amam-se.
É bonito.
E eu a pensar que não se podiam ver...
Afinal estão de acordo em quase tudo, tirando aquilo em que não estão.
:D

(passei por cá apenas para desconversar, porque isto estava a começar ficar muito construtivo e responsável...)

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Ia-me esquecendo.
Nunca consegui ser sócio de nenhuma colectividade, mesmo se o meu pai tem daqueles crachás prateados, dourados e diplomas por ter sido das direcções nos anos 50 e 60, quando em vez de receberem massa, recebiam com o rolo da dita.

Fpo só para esclarecer, não vá o demo tecê-las e pensarem que eu tenho algo que ver com o Corso e saia daí ironiazinha nal apontada.

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

"Vocês, afinal, amam-se."??????????????????????????????????????????????????????

24.2.06  
Blogger João Vieira (discípulo do Mestre) said...

Todos ao MAXIME amahã....O carnaval , Vieira, Maxime....um autentico Festival!!!

http://enapá.blogspot.com saúda-vos!!!

24.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Meus Senhores é com orgulho que anuncío o momento áureo deste Blog.....Mestre Vieira visitou-nos e deixou a sua missiva !!!

Bem haja Mestre

Voltemos agora ao debate...

25.2.06  
Blogger joao figueiredo said...

não tenho qualquer problema com a designação "organismos populares de base" nem com a sua politização. aliás nós estamos a discutir política. isto retira valor ao Falta Papel? ou ao seu nome? claro que não, muito pelo contrário.

Zeferino, eu tb acho que o que importa é a acção que os "organismos populares de base" tem na sociedade. a designação é um aspecto perfeitamente secundário. mas o papel das comissões de moradores é muitas vezes desviada para acções que se limitam ao campo desportivo, quando deveriam ter uma acção distinta da dos clubes, discutindo e promovendo a sua zona, "incomodando" as autarquias com as suas reivindicações.

por exemplo: acho perfeitamente positivo que uma comissão de moradores organize um torneio de futebol, incomoda-me que exista uma equipa de futebol da comissão de moradores.

25.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que as duas coisas são positivas João, o principal que são as reivindicações dessa mesma comissão mas, não acho nada incomodativo que tenham uma equipa de futebol.
Qual o problema de uma comissão de moradores contribuir para que os jovens da sua zona e não só, pratiquem regularmente desporto?
Não é também um modo de os afastar de outras coisas, como drogas por exº?
Tudo o que contribua para uma saudável ocupação de tempos livres, para uma boa formação e bons hábitos é sempre bem vindo.

25.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Totalmente de acordo com o Helder ! Depois desta nossa troca de opinões passou-me uma coisa pela cabeça...será por se chamarem comissões ou associações de moradores que algumas equipas de futebol têm tido algum tratamentp diferenciado em relação a alguns "clubes" ??? Espero que não...

26.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Estou a gostar da discussão, mas cheguei no fim. Só não gostei do (AINDA HÁ).
Lanço opinião sobre a subsidiação Autárquica às Associações.
Tal como fazem, não se decifram critérios, verificando-se em todos os anos elogios e críticas em disputa atingindo as autarquias.
Já observei em outras partes do Concelho à construção de sedes, com decisivos apoios da autarquia, sem que se verificassem, ou passados anos se verifiquem quaisquer actividades, a não ser exploração dos bares por privados, umas suecadas e até jogos mais pesados.Felizmente existem excepções.
Quem não apresentasse projectos de iniciativas susceptíveis ao estabelecimento de protocolos, não receberia um tostão. Nesta circunstãncia nascem hábitos de gestão diferentes, em que as verbas recebidas ficam direccionadas ás actividades expressas, cuja concretização seri a fácilmente avaliada e trampolim para os apoios seguintes. A autonomia associativa estaria assim garantida, pois o projecto de iniciativas é de sua exclusiva lavra e coordenação, nunca sujeito a "encomendas e truques".
Tal como está, o telemóvel substitui reuniões, as amizades substituem projectos e mais outros aconchegos - que não sendo assim, é assim que parece.
Sou militante associativo, considero uma vergonha andar a pedinchar, por isto, onde estive e onde estou, contribuí para a existência de protocolos com concretização verificável- a autarquia sabe onde a verba é gasta.

28.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Daniel, não sabia deste forum sobre o Associativismo, mas fico feliz por ver que já há passos dados no sentido de dar mais valor ao Associativismo local, da nossa parte teremos todo o gosto em continuar esta discussão convosco e todos os interessados.
Obrigado pelo convite e fica sabendo que para um Associativismo melhor, mais claro e com futuro, conta connosco....lá estaremos!

1.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Acho que isso é muito positivo, pode ser que assim aquelas colectividades que se perderam dos seus objectivos iniciais, possam voltar a ter um papel realmente importante na comunidade, com projectos a sério no desporto, cultura e causas sociais.

2.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Lembrei-me de uma coisa, á uns bons anos atrás várias colectividades costumavam ter sessões de cinema, nem que fosse com a velha cassete de video, eram boas iniciativas, todos os fins de semana era possivel ver um filme, ainda que não fossem os mais recentes, por um preço simbólico.
Era um bom projecto cultural, porque permitia que muitas pessoas que possivelmente iriam pouco ao cinema pudessem ver filmes, ou até rever.
Pena que isso tenha acabado, continuam a reduzir-se a si mesmas as colectividades( muitas delas pelo menos ) acredito que um dos problemas seja também a falta de pessoas e de tempo para estar á frente das colectividades.

2.3.06  
Blogger nunocavaco said...

Camarada Zeferino parabéns pelo post. Muito bom com discussão fundamentada.

3.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado N. Cavaco, estarei sempre disposto a ajudar dentro das minhas possibilidades.
1 Abraço

3.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Se o Juventude é um dos "clubes fantasma", então para que foi o avultado subsídio que recentemente lhe foi atribuído pela CMM?

Alguém responde?

3.3.06  
Blogger Serafim said...

O meu amigo Bartolomé é um ingénuo.
Nunca ouviu falar na Juventude Partidária.

6.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Ah...

9.3.06  

Enviar um comentário

<< Home