3.2.06

ENGANOS E DESENGANOS

"Você é dos que fala muito.." - uma frase tipicamente social-fascista.

21 Comments:

Blogger nunocavaco said...

Está a ver. Isto não é provocar. Mas sabe como é que aparece a expressão social-fascismo? Seria interessante discutir isso. Claro que eu terei uma ideia quanto ao assunto e o amigo outra, mas era bom sabermos quais são.

Um abraço de um comunista.

3.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Definição usada após 1928 pelos partidos aderentes à III Internacional para definir a prática dos partidos socialistas europeus acusados de aliança objectiva com os partidos reaccionários e da direita burguesa. Provocou uma profunda ruptura no movimento operário europeu. E é no contexto dessa ruptura que se explica a utilização do termo posteriormente em Portugal. Correntes políticas, sobretudo da chamada extrema-esquerda, apelidam a acção do Partido Comunista Português de social-fascista. Por usarem métodos próprios da reacção fascista, assim como por seguirem o modelo soviético. E também, fundamentalmente, por o discurso não coincidir com a prática.

3.2.06  
Blogger nunocavaco said...

Está a ver como por vezes concordamos. Eu não diria melhor.
Um abraço.

P.S.- Veja onde estão hoje aqueles que chamavam sociais-fascistas aos comunistas.

3.2.06  
Blogger nunocavaco said...

Dou-lhe uma pista sobre um desses homens verdadeiramente de esquerda- anda lá pelas europas e é de um partido de direita P.S.D.. Caro Bartolomé já ouviu falar que muitos dos historiadores não são isentos, ou por exemplo que todas as verdades têm três lados, ou quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto. O que eu quero dizer é que as perspectivas são variadas e podemos todos estar muito enganados. Ou seja eu dúvido muito de mim mesmo, tenho principios, você sabe qual é a minha ideologia, mas sou humano, falho e erro como todos. Isto é só para dizer que tenho opinião e ela vale o que vale.

3.2.06  
Anonymous Anónimo said...

E o Pina Moura?

3.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Não se esqueça que houve quem sofresse na pele com as práticas do PCP. E não eram nem são fascistas ou coisa que valha. Silenciados nos plenários, silenciados nos jornais, silenciados... Não se esqueça que houve militantes do MRPP que foram enviados para a prisão antes e depois do 25 de Abril, por motivos políticos.

3.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Mas nem todos andam ao mesmo...

4.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

6.2.06  
Anonymous Anónimo said...

E que tal estes meus 2 amigos de Esquerda deixarem-se de picardias e juntarem forças para criticar os neo-liberais que povoam as nossas governações desde a infame data de 25.11.1975 ??? "Proletários de todo o Mundo uni-vos !!!" Grito de Luta cada vez mais actual.......

Grande Abraço
PS: Para quando uma reunião Bloggista nesse grande centro de trabalho intelectual que é o Papagaio??? ;)

6.2.06  
Blogger nunocavaco said...

Amigo Zeferino eu penso que a esquerda deve estar unida. Podemos ter visões um pouco diferentes da acção política, mas os problemas que afectam a maior parte dos portugueses mantêm-se e esses é que tem de ser resolvidos. Tenho todo o gosto de me reunir connvosco no Papagaio ou em qualquer outro lugar.
Um abraço

6.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Agora é que o Nuno Cavaco pode ver que este blog não é monocolor, politicamente falando.

6.2.06  
Blogger nunocavaco said...

Sinceramente penso que existem problemas transversais às nossas opcções políticas. Pessoalmente gosto de ouvir pessoas de outros partidos, para perceber as suas posições. Se alguma vez fui agressivo convosco foi por reacção. Não sei se está recordado mas algumas declarações do bartolomé atingiram-me e eu reagi, se calhar não da melhor forma, mas também penso que o amigo bartolomé se poderia ter exprimido de outra forma. Bartolomé para mim a política serve para resolver os problemas das pessoas e o resto é conversa. Mas se formos a ver a maioria das pessoas têm causas comuns, elos de ligação e esses devem ser entendidos e aproveitados da melhor forma.
Um abraço

7.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Cavaco se já viu o conteúdo dos meus posts perceberá concerteza a minha ideologia e verá que não está a ouvir pessoas de outros partidos, apesar de eu não seguir ninguem de olhos fechados e sem sentido critico.

7.2.06  
Blogger nunocavaco said...

Zeferino não duvido e parece-me bastante positivo que assim o seja.

Um abraço

7.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Mas o que é isto? Na Rua de Moçambique, Baixa da Banheira, há uma sede própria para estas aproximações...

7.2.06  
Anonymous Anónimo said...

O KGB ainda tem aqui um agente. Ficou esquecido.

7.2.06  
Anonymous Anónimo said...

Zeferinov. :-))))

7.2.06  
Blogger Serafim said...

É preciso eu desempatar ou fica assim mesmo.

Vamos dar seguimento à ideia de reunir a malta no Papagaio.
Assim ficamos a conhecer o rosto que nos responde por letras insensíveis e frias.
E quem sabe, discutir os problemas do país e formar um novo Partido.
Ou, então, só apanharmos uma grande bebedeira...

Um abraço de um apartidarizado.

7.2.06  
Blogger Mário da Silva said...

Pois, pois, pois, pois!

Lá estarei. Serei a mosca que esvoaça.

Até mais de este companheiro que vos cumprimenta do outro lado da rua.

8.2.06  
Blogger nunocavaco said...

Podemos beber mas formar um novo partido não está nas minhas intenções. Quanto ao K.G.B. se calhar existem novas secretas mais actuais e ameaçadoras para nós. Estou a brincar (quanto ao partido, não estava).

8.2.06  
Blogger Serafim said...

É claro que estava a brincar quanto ao partido...
Como se já não houvessem muitos e, ainda por cima, maus...

9.2.06  

Enviar um comentário

<< Home