O CONTO INFANTIL

Pão? "Ratinhos"? E o que é que tudo isto tem a ver com o nosso novo PR?
Passo a explicar: Para quem não sabe há por ai uma nova raça de "Ratinhos". Do que estou a falar? Era uma Vez...
No tempo da outra senhora, quando o povo passava ainda mais fome, quando andava descalço, quando uma família dividia uma sardinha, e trabalhava de sol a sol, existia um povo que não achava lá isto muito bem........ era um povo do Sul, que trabalhava de sol a sol, alvo de anedotas e de escárnio das restantes regiões do reino do Sr. António.
Por acharem que não era lá muito justo trabalhar tanto e passar tanta miséria tentaram contrariar os amigos do Sr. António, que eram os seus simpáticos patrões.
Em defesa do seu conterrâneo Toninho (que era como o Sr. Prior lá da terra lhe chamava quando petiz) organizavam-se grandes ranchos de lavradores (é assim que eles se chamam) que em direcção ao Sul vinham para substituir os mandriões que não queriam trabalhar, é claro a preços bem mais simpáticos, não fosse o serviço para os amigos do Toninho, e o pessoal gosta sempre de fazer uma atenção aos amigos não é?............... por sua vez os Ceifeiros e Mondadeiras (que é assim que se deviam chamar) num gesto de maldade para com a maltinha do Toninho apelidaram-nos de "Ratinhos" ou seja aqueles que andam de noite e pela calada a roubar o pão (e o queijo quando há) a quem trabalha.
O que é que tudo isto tem a ver com o nosso novo PR ??? Guardem bem o pão ...................
Este texto é dedicado a todos os alentejanos e a todos os beirões que souberam e sabem o que é a luta pela liberdade e pelo pão.
5 Comments:
Não gosto deste texto.
Já estava à espera......
Liberdade de expressão...
Em frente camaradas...
Eu conhecia a expressão, mas não conhecia a sua origem, só por isso, já valeu a pena publicar este conto. Tive familiares em ambos os lados: "ratinhos" e ceifeiros e sei que a vida de todos eles não foi fácil. Quanto aos novos "ratinhos"... vamos esperar que o tempo não ande para trás, por muito que isso pareça impossível!
P.S. - não se zanguem! :)
Por este comentário já valeu a pena a luta com o meu consócio Bartolomé.........Obrigado.
Enviar um comentário
<< Home