14.3.06

O FANDANGO DO COSTUME

Agora que o Campeonato Nacional de aproxima do seu terminus, vai dar início à habitual dança de dirigentes nos meandros futebolísticos. Uns vão andar a chorar como Madalenas Arrependidas, por sortes alheias, criticando árbitros e auxiliares, mesmo que no chamado "deve e haver"tenham saldo bem positivo. Vamos assistir a um vira (não necessariamente minhoto)que aquecerá a opinião pública. Haverão suposições de malas recheadas de dinheiros, quer dirigidas a árbitros , quer a jogadores que joguem contra adversários directos. A corrida desenfreada aos favores. O corridinho. Dentro das quatro linhas a agressividade, física e verbal, irá aumentar até níveis que, espera-se, não descambem em violência. Dignas de autênticos Pauliteiros de Miranda. Para finalizar, deixo o recado final: muitos dos clubes, mal tenham a sua classificação definida, irão deixar de pagar os salários aos seus jogadores. A conhecida chula... Depois digam que eu não avisei...

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Todos os anos é igual e os 3 grandes falam sempre sem motivo, umas vezes toca a uns outras vezes toca a outros mas, quem tem sempre razão para "chorar" são as equipas pequenas, é sempre mais fácil expulsar um jogador dum clube pequeno do que de um grande, é sempre mais fácil marcar um penálty contra uma equipa pequena do que contra uma equipa grande, essa é a grande verdade.
Eu não gosto das queixas sobre a arbitragem, eu tenho dois clubes que gosto muito desde miudo um é o Benfica e o outro a Académica, e agora vou dar um exemplo recente, no Benfica x Naval, houveram 2 penalties não assinalados que favoreciam o Benfica, foi um jogo em que o Benfica foi prejudicado mas, eu sou contra os dirigentes do Benfica se desculparem com o árbitro pelo empate, porque a verdadeira causa do empate foi a aselhice e a falta de atitude, falta de atitude na primeira parte, só correram na segunda, e aselhice pois Simão isolado falha, Anderson e Marcel com a baliza aberta falham, Nuno Gomes em boa posição permite a defesa do guarda redes Taborda, e uma série de remates á entrada da área que foram todos para fora, como tal as arbitragens não podem servir de desculpa, e isto serve para todos.

15.3.06  
Blogger Serafim said...

Nem mais amigo Helder...
O problema é que há muito dinheiro envolvido, quer nas idas à Liga dos Campeões, quer à Taça UEFA.
Esquecem-se que o futebol é uma actividade que depende dos adeptos. E estes deixam de ter vontade de ir ver jogos maus, com bilhetes caros e ainda por cima envoltos em polémicas estéreis, que no fim não trazem nada de produtivo.
Uma peixeirada...

15.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Falaste dum ponto muito importante Serafim, o preço dos bilhetes que é dos mais caros da Europa, e a qualidade dos jogos, que é das mais pobres da Europa, ainda há pouco tempo por causa do Mundial que aí vem, vi numa reportagem dizerem que os preços dos jogos na bundesliga anda pelos 15 euros, e no máximo dos máximos em jogos grandes pode atingir 30 euros, eu aqui se quiser ir ver o Benfica com uma equipa do fundo da tabela não largo menos de 22/25 euros, e é num topo no terceiro anel, bancada central nem pensar, pois nem vale a pena tal é o preço.
Tive a ver há uns tempos o site do Real Madrid e um não sócio pagava na bancada central 30 euros, e estamos a falar da liga espanhola e do Real Madrid.
Depois com os dirigentes que temos a quererem ser os protagonistas, tá tudo dito, dou só mais um exemplo, já reparaste que quase ninguém sabe o nome dos presidentes e dirigentes dos clubes ingleses? pois é, lá o protagonismo vai para jogadores e técnicos, não para dirigentes nem para árbitros.

15.3.06  
Blogger Serafim said...

Tens razão...
Mas o Governo não põe mão nisto, não legisla, fica de braços cruzados a ver banda passar.
Porque se estivermos à espera que os dirigentes ganhem consciência, vamos ter de esperar sentados.
O que não deixa de ser estranho, porque os dirigentes deviam ser os primeiros a defender o produto que vendem. O problema é que muitos deles não servem o futebol, mas servem-se do futebol. Seja como rampa para a "fama", seja para esconder outras coisas que o dirigismo permite ocultar.
Devolvam o futebol ao povo ou ele morre...

15.3.06  
Anonymous Anónimo said...

No caso do futebol é mais a Justiça que deveria actuar...

Quanto ao Governo, falta mais actuação é ao nível da cobrança de impostos. Não deixar abrir precedentes...

15.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Os dirigentes não se mexem porque têm o dinheiro da televisão e os estádios dos grandes estão sempre cheios na mesma, assim sendo não baixam os preços dos bilhetes.
Era preciso que os adeptos fizessem uma greve nas idas aos estádios, só assim se poderia conseguir a baixa de preços.
O governo não se mete nisso porque os politicos têm medo dos dirigentes de futebol porque acham que os clubes valem votos, eu acho que aquilo que se passou com a CM Porto e o Rui Rio já devia ter ensinado os politicos que os dirigentes de futebol não têm qualquer influência nas eleições, porque o pinto da costa fez de tudo para derrubar o Rui Rio, até entregavam propaganda contra o Rui Rio á entrada do estádio do fcp e mesmo assim Rui Rio voltou a vencer mesmo contra o lobby do futebol.

15.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Vistas curtas, meu caro. De facto o exemplo Rui Rio deveria ter servido de lição. Alguns julgavam que o povo do Porto era todo dos Superdragões, mas afinal quem tinha mentalidade superdragão acabou por lixar-se, e não eram assim tantos.

Escrevo um pouco contra o clube do qual sou adepto. Mas o precedente que referia quanto às divídas fiscais foi o Benfica. Não quero enm pensar nesse clube a descer de divisão, mas a verdade é que em Itália até o AC Milan andou pela segunda. Desceram devido a uns negócios escuros...

15.3.06  
Anonymous Anónimo said...

o negócio de que falas foi o chamado totonero (totobola negro) que eram apostas controladas pela máfia.
o SLB não é o único com dividas, todos os clubes da primeira liga têm dividas, teriam que descer todos.
Devo dizer que a direcção do Manuel Vilarinho foi muito honesta porque o intruja do Vale e Azevedo tinha uma declaração válida das finanças a dizer que o SLB nada devia, só que o Vilarinho sabia que isso era mentira e declarou ás finanças a existência de dividas e fez um acordo para pagar em prestações que é o que está a suceder actualmente.

15.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Referia-me a dívidas ao fisco. Quando o regulamento começou a estipular que quem tinha dívidas ao fisco desceria de divisão, o primeiro a surgir em falta foi o Benfica.
Logo o Benfica, ora...

Detesto erros ortográficos!!! (os meus)

16.3.06  
Blogger Serafim said...

Eu sou o primeiro a defender e a criticar o meu clube, o F.C.P., porque o clubismo cego é o passo mais rápido para a eleição de dirigentes que minam os clubes por dentro...
No meu caso, acho que Pinto da Costa tem sido importante nas vitórias desportivas do meu clube, mas também sei que o verdadeiro buraco financeiro só será conhecido quando ele de lá saír.
Não o da SAD, mas o do clube...
Buraco não, buracão...

16.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Lá está a questão das comissões, porque não há outra explicação para a saida constante de jogadores no FCP, e apesar dos grandes sucessos conseguidos por pinto da costa, ele não tá lá de graça.

16.3.06  
Blogger Serafim said...

São mais de 10 mil contos por mês!!!
As saídas e entradas de jogadores no ano passado foram vergonhosas. Parecia o Benfica nos tempos do Washington Rodriguez, do Glen Helder, etc.
Assim perde-se a identidade entre os adeptos e a equipa.
Veja-se o caso do Real Madrid. Em nome do negócio destruíu-se uma equipa e ganhou-se um conjunto de egos de gente rica e sem ambição.
E depois vêm os maus resultados desportivos. O desânimo entre os adeptos instala-se e deixam de apoiar incondicionalmente.
Esse é outro problema do futebol actual: o poder que os empresários têm no seio dos palntéis, por via de representarem muitas vezes 50, 60, 70% dos jogadores dos clubes. Dá origem a jogos de interesses. Presidentes que querem manter os jogadores e empresários que manipulam os seus representados contra os clubes onde jogam para ganharem mais algum.
Vide caso Miguel / Benfica. É um bom exemplo do mercantilismo no futebol...

16.3.06  
Anonymous Anónimo said...

A qualidade dos plantéis e a compra dos melhores jogadores deixou de ser a prioridade, interessa é comprar ao empresário tal porque esse empresário dá melhores comissões e abre as portas a outros negócios etc...
Os clubes estão entregues a "Gestores" e empresários que só pensam em encher os bolsos, á minha conta não ganham nada.

16.3.06  
Anonymous Anónimo said...

Falando agora de cuscuvilhices parece que a carolina deu o golpe no pinto da costa, separaram-se ela ficou com a casa e lá foi ele para um hotel, estou chocado :) como pode a carolina do alterne ter dado um golpe no pc? era só amor, não havia interesse nenhum dela, pelo menos nele :) já no dinheiro.

17.3.06  
Blogger Serafim said...

Não sejas assim, porque ouvi dizer que a Carolina até ficou com uma depressão...
Parece que o Pintinho ainda é um animal na cama... Cospe-se todo e chama nomes feios... :)

19.3.06  
Anonymous Anónimo said...

ahahah é um verdadeiro dragon o pc
imagino a depressão da carolina, oh sim se imagino :)

19.3.06  

Enviar um comentário

<< Home