Relembrar.....

Catarina Efigénia Sabino Eufémia (nascida a 13 de Fevereiro de 1928, morta a tiro a 19 de Maio de 1954) foi uma ceifeira alentejana analfabeta que, na sequência de uma greve de assalariadas rurais, foi assassinada, aos 26 anos, pelo tenente Carrajola da GNR em Monte do Olival, Baleizão, perto de Beja, Alentejo. Catarina tinha três filhos, um dos quais de oito meses, que estava no seu colo no momento em que foi baleada.
16 Comments:
Bom post e bela referência. Camarada eles andam aí e temos de estar atentos.
Muito atentos...O discurso é fácil e tentador para cabecinhas fracas, e que não estão habituadas a pensar...logo matéria prima é o que não lhes falta por cá.....
Vi a reportagem e houve momentos em que me arrepiei...outros em que soltei gargalhadas... só me ocorre dizer que esses "nacionalistas" devem ser gente muito pouco interessante: não têm o prazer de ter amigos com outras culturas, outros modos de estar, a sua vida resume-se a uma luta absolutamente ridícula e redutora! Bejus de Beja ;)
Neste país da ditadura da alternância em que as politicas levadas a cabo pelos sucessivos governos (ora um ora outro) fazem com que a extrema direita consiga angariar elementos e simpatizantes ao seu discurso populista.
Tu lembraste e bem a Catarina, pois eu quero relembrar o José Carvalho assassinado à porta do Bar Palmeiras às mãos destes criminosos.
Percebo o que dizes em relação aos governos, mas não me parece que seja essa a principal razão para o reaparecimento desta gentalha.....a principal razão ( a meu ver ) foi não ter havido um "sangramento" dos pulhas que alimentaram o fascismo durante 40 anos...agora estão a renascer do entulho.
Zef, estes pulhas como afirmas só se tornam significativos se tiverem aliados objectivos mais poderosos. Hitler não passaria de um pregador político meio louco se não tivesse as condições para se afirmar, e uma delas foi a cumplicidade da alta-burguesia industrial alemã do seu tempo. Por isso, meus caros, da próxima vez que virem aqueles palhaços na TV lembrem-se de outros que aí andam com pele de cordeiro e prontos a mostra o que valem (ou o que não valem) assim que tiver de ser...
Além do mais são muito calhaus...
Onde é que já se viu um português com a mania da raça pura???... Será que eles ainda não se deram contas que os portugueses são descendentes de Celtas,Hiberos, Fenício,Gregos,Romanos,Suevos,Visigodos,Árabes, Francos, e outras raças que se mesclaram depois das descobertas???
É por isso que depois andam a brincar com armas, estilo «A minha é muito, mas muito maior que a tua...»... daí a apanharem no cú é apenas um trajecto óbvio (ao qual os nazis também se habituaram no final da WW2)
Assim como alguns homens descendem do macaco, também há homens que descendem dos Vermes...
E ainda têm a mania que só eles é que são portugueses...
Façam como eu... bebam umas minis... vão ver que isso passa...lol
No outro dia um senhor ofendeu-se comigo por estar a criticar esta malta. Falou em liberdade de expressão e eu respondi-lhe: e é só para eles, ou eu calo-me para não chatear?
Destes "anónimos" se faz a história. Eu não a conhecia, mas a culpa é minha.
Possivelmente, poucos a conhecerão, mas a culpa é de todos.
Keep Up the good work
"porque quem viu morrer catarina
não perdoa a quem a matou"
Excelente blog, visitarei regularmente;)
Isto tornou-se o Banheirense2.
Haverá subsídios para clones ó camarada Zeferino?
Demitiu o Barnabé, foi?
Barnabé ??? Nunca cá tivemos nenhum Barnabé ... Mas se se refere ao Bartolomé, fique descansado que ele saiu de livre vontade para um Blog em nome próprio, se bem que por aqui sempre houve liberdade de expressão, para trotskistas e outros......
Mas o que é que o incomodou assim tanto nos nossos posts ??? Só se é o facto de aceitarmos comentários do Nuno Cavaco sem o enxuvalharmos como se faz por outras paragens ...
1 Abraço e volte sempre
Estes movimentos extremistas são o reflexo da cegueira e lascismo mental de certos indivíduos. Porque é mais fácil tentar aniquilar o que não conhecemos, que nos darmos ao trabalho de os integrar e aprender novas coisas...
Eles têm direito à sua opinião, desde que não a queiram impor à força....
Barnabé, Bartolomé tu és o Burro em Pé.
A campa da Catarina Eufémia foi comprada pelo PCP, para fazer o espectáculo anual, visto que a família não concordava. A verdade é que a Catarina trabalhava num bar no Cais do Sodré e era esperta. O GNR que a matou era seu cliente e não gostou de saber que ela estava grávida dele.
Quer saber de mais farsas?
www.riapa.pt.to
Eu não tenho anda a ver com esta javardice do riapa.~Chamar Burro em Pé ao zef é uma coisa, outra falar em campas e em empregos no Cais do Sodré.
Enviar um comentário
<< Home