28.9.06

Bate mal, o Brito!!!


Numa incursão pela Net redescobri a empolgante, porém sinistra, figura que é Baltemar Brito.
Outrora um defensor implacável, dos que não fazem reféns nas imediações da sua área, Baltemar é agora um dos adjuntos / capangas de José Mourinho, primeiro no F. C. Porto e actualmente no Chelsea. Quem recomendou Baltemar a Mourinho, quando este necessitou de alguém que fosse especialista em tácticas de intimidação de balneário, foi Mourinho Félix, pai do treinador mais famoso do mundo da actualidade.
E quem melhor que Baltemar? Reparai no olhar de matador profissional. Lancinante, sem dúvida. A foto não o comprova, mas até a forma como se dirige à Imprensa é indicadora de uma infléxibilidade assaz impressionante. Com Baltemar, não há a velha cantiga "...parti a perna mister. Não posso treinar". Com Baltemar há "...mister, parti a perna, mas ainda tenho a outra. Deixe-me treinar, por favor" (sempre sem olhar nos olhos de Baltemar).
Mas Baltemar não é perfeito e sabe-o. Porque na equipa técnica de Mourinho só cabe um ego. O dele. Por isso, Baltemar fez questão de confirmar que o cérebro da estratégia é sempre Mourinho e não se importou de passar por menos inteligente (vá lá, burro) ao chegar a Inglaterra e logo num dos primeiros treinos disparar o número dezanove, em inglês. Na tradução livre de Baltemar: "diznine". Foi a risada geral, sempre de forma moderada, sem mostrar os dentes, pois com Baltemar (talvez lembrando-se dos tempos de defesa implacável), os dentes só os via (os do adversário, claro está) no relvado, depois de uma disputa de bola acesa, como eram todas as disputas de bola para o nosso amigo Baltemar Brito...
E há coisas que nunca se esquecem...