19.9.06

Ronny ou Vata???


Já me questionei sobre qual dos dois futebolistas (ou andebolistas, para os mais atentos, que não os árbitros) terá concretizado com mais classe os lances dos quais resultaram dois golos, que deram a vitória às suas equipas.
A minha ideia é a de que, mesmo assim, Vata terá sido muito mais convincente, tanto no gesto em si, como nas declarações no final do jogo. O gesto de Vata foi mais artístico, mais coordenado. Ele esticou o braço, ao mesmo tempo que se debruçou com o intuito de disfarçar a infracção. E, no final da partida, ao invés de negar um toque na bola, afirmou que a dita tocou-lhe, não no braço, mas no ombro. Sem nos esquecermos que esse jogo era "só" a 2ª mão (ironia das ironias) da meia-final da antiga Taça dos Campeões Europeus (actual Liga dos Campeões), o que só aumenta o grau de dificuldade da marosca...
O que fez Ronny? Ronny deu com a mão no esférico (e não com o braço, o que torna o gesto mais bandido, digamos assim) e teve o descaramento de afirmar que nem sentiu o toque na bola. Mas teve azar... O seu técnico, José Mota, em conferência de imprensa a seguir ao jogo, referiu que Ronny lhe havia confessado ter tocado o esférico com a mão...

Moral da história: Senhores futebolistas!!! Marquem golos bonitos, com os pés, com a cabeça ou até (ainda que inadvertidamente) com o braço. Mas não nos tentem fazer de parvos e enganar-nos dizendo que marcar com a mão é um lance normal. Para esse efeito são nomeados árbitros...

PS: Apesar do tom jocoso (para aligeirar o tema), o jogo Sporting x Paços de Ferreira foi mais um exemplo de uma arbitragem sem nível. E por aqui me fico...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Temos de iniciar um JIHAD LEONINA...

20.9.06  
Blogger Serafim said...

Se dependesse de mim, Jihad's em Portugal só as queria ver no chão nas manhãs frias de Inverno. Ver aquela relva branquinha... :)

Já há problemas que cheguem...

20.9.06  
Anonymous Anónimo said...

Mas que grande foto....olhem-me só a pose.....que Grande Senhor.....Vata de seu nome !!!

Vata forever.

20.9.06  
Blogger Serafim said...

Está em grande pose, nao está?

Sem duvida, esta foto foi um grande achado!!!

20.9.06  
Blogger Emanuelle said...

Pra mim é claro que o árbitro viu, ainda por cima a mão é a contrária da perna que simula o pontapé!
Mas dps o árbitro tentou redimir-se (apesar do penalti), no final do jogo já inventava todas as faltas a favor do Sporting para ver se este ganhava!
Quanto a repetir o jogo, deixem-me rir!!! Por que não repetir o do ano passado qd o Ricardo tirou a bola de dentro da baliza e não foi golo do Nacional.
Repetir jogos... cada campeonato duraria anos:-)
Neste momento, os erros são demasiados, flagrantes e paira a suspeição do apito dourado, mas para quem como eu é paixonado pelo futebol, diga-me - O QUE É QUE VAMOS DISCUTIR NO DIA SEGUINTE???

20.9.06  
Blogger Serafim said...

Emanuelle: Gostei da ironia quando escreveste "paixonado" e não "apaixonado". Só eu percebi a ironia. Paixonado, referindo indirectamente aos árbitros Jacinto e Bruno Paixão. Súbtil... como deve ser sempre a ironia.
Sei que vais dizer que te enganaste e era apaixonado o que querias escrever. Mas eu não caio nessa...

21.9.06  

Enviar um comentário

<< Home