17.9.06

Ó tempo volta para trás...


Tenho saudades dos tempos em que os jogos, no Norte, eram comentados pelo grande José Nicolau de Melo. Lembro-me de ouvir pérolas como "O relvado apresenta-se molhado, talvez devido à forte intempérie que se faz sentir" ou, então "Aí está Bandeirinha, jogador influente na manobra da equipa do F.C.Porto", sempre ao som do mítico trompeteiro do antigo Estádio das Antas. E o trompeteiro!!! Que lindo era ouvir aqueles sons monocórdicos, mas na mesma requintados, com traços de ironia. Por exemplo, quando um jogador adversário se estendia no relvado a contorcer-se com dores (algumas vezes depois de um "mimo" de André, de Paulinho Santos, ainda em início de carreira ou até do já citado Bandeirinha) e o trompeteiro tocava uma marcha fúnebre.
Tempos em que os adeptos portistas não se coíbiam de ir dar um "abraço apertado" aos repórteres de campo da RTP a seguir a um jogo em que o seu clube tivesse perdido, como a célebre derrota caseira com o Famalicão por 1-0.
Tempos em que, no Sul, Miguel Barroso levava com garrafas na cabeça no Estádio da Luz, num Benfica-Sporting, perante o olhar e comentário de gozo do colega da RTP.
Tempos em que o apresentador do Domingo Desportivo era Mário Zambujal, cuja frase mais mítica foi o remate a um resumo de um jogo apresentado instantes antes. Disse ele:"As palavras não atrasam nem adiantam, apenas prolongam o acontecimento". Lindo...
E agora? Agora temos de levar com o Luís Baila e as suas brilhantes perguntas nos finais dos jogos, como "Contente com esta vitória?". Ou o Hugo Gilberto. Ou a "piéce de resistance", que é Nuno Luz. Não há pachorra...
Já dizia a canção: "Ó tempo, volta para trás..."

12 Comments:

Blogger João Vieira (discípulo do Mestre) said...

E o grande Gabriel Alves, que independentemente das calinadas, foi o melhor de sempre...o que revolucionou a forma de comentar jogos de futebol em Portugal!
...."Uma temperatura amena....com mas com uma humidade superiora 100%..."
com o devido respeito a Ribeiro Cristovao e Rui Tovar!

17.9.06  
Blogger Serafim said...

Sem dúvida nenhuma que Gabriel Alves é o comentador-modelo.
Nunca haverá alguém que o suplante: "O Benfica joga em 4x3x3x3..."
Lindo, lindo!!!
E a frase "E agora entra as danças sevilhanas da Catalunha..."
Espectacular...
Eu sou daqueles que acredita piamente que a canção dos Lamb "Gabriel" foi dedicada a Gabriel Alves. Chamem-me doido, internem-me, façam o que quiserem, mas isso (para mim) é irrevogável...

18.9.06  
Anonymous Anónimo said...

Bom...Muito Bom....Tenho a declarar que este "post" é do melhor que já fizeste....está LINDO !!! A Foto de Bandeirinha é por si só Arte.......esqueceste-te daquela em que os teus "amigos" do FCP entraram pelo estádio com um tripe ( previamente gamado ) e foram aviar fruta ( esta é outra fruta ) no comentador da RTP.....ai ai....ó tempo volta pra trás.......Saudade!!! Serafim...Saudade!!!

Grande Abraço

18.9.06  
Blogger Serafim said...

Se leres atentamente o post verás que não me esqueci da fruta que os adeptos do FCP deram ao reporter da RTP... Apenas escrevi que deram um "abraço" apertado... Uma variação do termo aviar porrada...

E o tripé não era gamado... Era de uma câmara da RTP. Porque os adeptos do FCP não gamam nada... Nem estações de serviço e afins :))

18.9.06  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que o Gabriel Alves é tarado sexual.
Senão vejamos:
Comentário televisivo de Gabriel Alves num jogo do Boavista a respeito de um corte feito pelo jogador Mammadu Bobodjalo- "Bóbó...Bóbó, Excelente!"

Gabriel Alves sobre Paulinho Santos:"É um jogador polivalente na defesa, que tanto joga a central como a central de marcação. Vejam como Paulinho Santos não deixa Sá Pinto penetrar"

Ou ainda O Gabriel a comentar um excelente pormenor técnico de um jogador:"Trabalhando muito bem debaixo das pernas do jogador".

18.9.06  
Blogger Emanuelle said...

Sem dúvida que o Gabriel Alves é o melhor, mas há um que tenta imitá-lo.
Quem é!
Nuno Luz "Chutou com o pé que tinha mais à mão!"
Do Mário Zambujal no desporto, não me recordo, mas tenho muita simpatia por ele! A minha memória mais remota é a do programa "Quem conta um conto" e era muito pequena!
Em relação ao Luís Baila e companhia, totalmente de acordo!
Mas esqueceste-te do Paulo Catarro, a relatar o jogo fala tanto que até chateia!!!:-)
Gosto muito destes comentários futebolísticos do blog, embora não sejamos do mesmo clube.
Não me recordo do Bandeirinha...

18.9.06  
Blogger Serafim said...

Emanuelle: Só vendo o Bandeirinha jogar poderias perceber o porquê do seu misticismo no futebol luso. Era um polivalente puro. Tanto jogava mal a trinco, como numa das duas laterais da defesa. Só vendo mesmo.
Concordo contigo que o Paulo Catarro também caberia no mesmo "saco" de Luís Baila, Hugo Gilberto e Nuno Luz. Ele merecia, sem dúvida...
Obrigado pelo elogio às matérias do blog.
Faz-se o que se pode...

19.9.06  
Blogger Malta da Rua said...

E têm de experimentar ouvir o programa de desporto da RTP África, sobretudo os comentários aos jogos dos campeonatos de Angola, Guiné, etc... são os Nicolaus Alves africanos eheh já agora espreitem fotografias do Simões, Rodlfo e Romeu em caricas - cromos conheço, agora caricas... http://pobodonorte.weblog.com.pt/arquivo/190565.html

20.9.06  
Blogger Malta da Rua said...

cromos: http://www.phpbbplanet.com/forum/viewtopic.php?t=38&mforum=terceiroanel

20.9.06  
Anonymous Anónimo said...

Esta bate todas:
Paços de ferreira-benfica 22/9/2006
O Comentador de uma rádio pede a um colega e passo a citar:" Uma alternativa panorâmica daquilo que se está a passar, numa perspectiva de xadrez táctico".
Atenção, estamos a falar de um jogo de futebol.
E ainda dizem que não há gente culta em Portugal...

25.9.06  
Blogger Serafim said...

Essa afirmação só vem confirmar que o futebol também é um espaço de afirmação da Língua Portuguesa.

Já agora gostaria de saber o nome do autor da frase (se possível), para constar nos arquivos... :))

25.9.06  
Anonymous Anónimo said...

Lindo, até me vieram as lágrimas! O trompeteiro, o estádio das antas, as sarrafadas do andré, paulinho e companhia... bons tempos!!

24.11.06  

Enviar um comentário

<< Home